segunda-feira, 9 de março de 2009

Direita e Capitalismo II

N'O Reaccionário, continuação do excelente texto, não fosse o autor quem é (não o revelo, pois ao Reaccionário se deve o mérito de o trazer a lume), para esclarecimento das diferenças entre Direita e Capitalismo, e de como estes devem interagir. De extrema oportunidade, neste momento histórico em que a Esquerda, responsável pelo estado a que este Estado chegou, tenta atirar para a Direita responsabilidades que só ela tem. Afinal, quem tem (des)governado Portugal nestes últimos 35 anos? Alguém minimamente honesto do ponto-de-vista intelectual poderá dizer que foi a Direita? E muito menos terá sido a Direita dos Valores. Essa, cessou funções em 25 de Abril de 1974! Interrogo-me, o que terá sido pior, o esvaziamento interior ou a amputação dos membros a que nos sujeitaram? Por um e por outro resta-nos pagar o preço. Estamos a pagá-lo. Receio que ainda agora estejamos no início daquele que será um longo martírio. Primeiro texto, do mesmo autor, e sobre o mesmo tema, também via O Reaccionário, aqui.

4 comentários:

  1. Se o PS virou à esquerda e Sócrates é de esquerda, o que será a direita?

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel Gouveia, essa história de que o PS e o Sócrates governam à direita é, desculpe-me, uma treta conveniente. O socialismo, e a social democracia, com Sócrates ou com outro, é sempre isto, (capitalismo, mercado, compadrio e tachos, com umas pitadas de política social, tipo esmola, para ir "lavando as mãos" e suavizando a consciência). Ainda não percebeu? Se acha que não, aponte-me o PS que nestes últimos 35 anos é para sí o modelo da governação à esquerda. Será o PS de Mário Soares, qual monarca português, aliás, o político português mais parecido com a ilustre visita que hoje temos entre nós, o JE dos Santos. Olhe, esse é outro socialista, que veio de marxista, e cuja família é dona de tudo o que vale a pena ser comprado em Angola... e em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. A "direita do valores" cessou funções a 25 do 4 de 74. É! Retomaram funções pouco tempo depois e ainda cá andam saltitando entre PSD e CDS e quando lhes convém fazem uns biscates no PS, que aos "valores" chamam «o interesse Nacional», vulgo "PILIM", "CARCANHOL", "MASSA" a distribuir pela classe das «pessoas de qualidade». Os "valores" eram o analfabetismo, a mortalidade infantil 3º mundista, o trabalho de sol a sol, a inexistência de direitos para as classes mais humildes e a menorização das mulheres, os vícios privados e a honorabilidade pública. O 25 do 4 de 74 foi apenas a « EVOLUÇÂO NA CONTINUIDADE» - É preciso que algo mude para que tudo fique na mesma.
    A indignação que corre neste blog não é indignação é ressentimento.

    ResponderEliminar