sexta-feira, 20 de março de 2009

Josef Fritzl e as diferenças entre Direita e Esquerda.

Refiro-me, claro, à Direita dos Valores e à Esquerda cujos bem intencionados acreditam ter também Valores. Que pena daria esta última ao sr. Josef Fritzl (apelidado de monstro austríaco pela sempre criativa comunicação social) na sequência dos crimes que este cometeu? Certamente que não a pena que o tribunal austríaco lhe atribuiu, ou seja uma pena de prisão perpétua. Dar-lhe-iam meia dúzia de anos de prisão durante os quais seria acompanhado por uma extensa equipa de psicólogos. Sendo que cumprida metade da pena sairia por bom comportamento. Poderia então recomeçar a sua actividade. No Portugal de hoje não chegava sequer a entrar na prisão uma vez que a duração do julgamento ultrapassaria o tempo da pena. Possivelmente ainda pediria uma indemnização ao Estado português por perdas e danos. Das vítimas, tal como este texto, teriam todos muita pena!

3 comentários:

  1. Não sei a abécula de um juiz de uma associação qualquer se consideraria de esquerda, de direita ou pós-modernista, mas lembro-me com asco de ele dizer que "as penas servem apenas para a reintegração do delituoso na sociedade. Não é uma questão de 'vingança'". Por cá continuaremos entregues a estes reintegradores...

    ResponderEliminar
  2. Diogo, porque vejo que se debate em alguma neblina, e sinto em si o desejo de encontrar o sol, tomo a liberdade de lhe contar um pequeno sucedido.
    Há 20 anos uma professora inglesa, num projecto de intercâmbio, veio a Portugal e num almoço confessou-me ser muito "mente aberta", uma vez que se sentia perfeitamente à vontade connosco. Perguntei-lhe se referia aos portugueses. Não, referia-se a nós católicos!

    A mãe sempre lhe recomendara para não brincar com crianças católicas que não comungavam dos mesmos valores e eram gente de segunda.

    Ser de direita fá-lo sentir-se como? Guardião único dos valores?

    ResponderEliminar
  3. Manuel, não único mas, a ter em conta os exemplos que podemos observar, seguramente o mais eficaz. Recorrentemente faço esta pergunta: qual o país ou sociedade que serve de modelo à Esquerda? Se me apontarem um, credível, pode ter a certeza que mudo de opinião no dia seguinte. Para mim, fanatismo só no futebol.

    ResponderEliminar