quinta-feira, 19 de março de 2009

Viva o Papa!

Enoja-me a forma como as pessoas sem fé se pronunciam sobre a Doutrina Católica. Não perceberão que o que está em causa é uma questão maior!? O Papa não pertence a uma qualquer ONG cujas responsabilidades e atribuições são de curto alcance. A dimensão das posições da Igreja têm necessariamente que ter outra dimensão, como têm. Têm uma dimensão de Fé. Aos "racionalistas" (sobre este tema, mal intencionados ou pouco inteligentes), pergunto: quem terá maior probabilidade de apanhar SIDA, os que têm sucessivamente e sem limite relações de risco (mesmo que utilizando preservativo sempre que lhes seja possível), ou os que têm relações apenas com o seu parceiro sexual habitual (marido, mulher, namorado ou namorada de mais ou menos longa duração), sabendo estes últimos que o seu parceiro sexual não tem qualquer doença? É esse, finalmente (pelo menos assim interpreto), o fundamento da Igreja para esta questão. O ser humano deve ver o sexo como consequência de uma relação de amor. Se não o conseguir fazer, então que use o preservativo, mas que não peça (exija!?) a benção da Igreja para o efeito. Para tal já tem a benção do sr. Fernando Nobre da AMI e de outros que tais, se isso lhes servir de consolo. E os defensores do preservativo pensarão mesmo (com honestidade intelectual) que é possível levar o preservativo (e, não esquecer, nas quantidades necessárias) aonde não é possível fazer chegar comida, água, remédios...? E pensarão, como o sr. Fernando Nobre da AMI, que um violador vai ter o cuidado de usar um preservativo antes do acto de violação (sinceramente nem percebo o que queria com isto dizer mas afirmou-o hoje no "forum" da RTPN)? Estranho, este mundo em que vivemos! Por mim, que não sou um católico praticante (como perceberão os mais entendidos na matéria, pelo que escrevo e como escrevo), e que tento apenas, na maior parte das vezes sem o conseguir, ser digno dos ensinamentos de Jesus Cristo, digo, Viva o Papa! Última nota (perdoem-me mas este tema causa-me mesmo estupefacção): e o que dizer dos ateus, agnósticos, críticos da Igreja em geral, quando estes dizem, "se Jesus Cristo viesse hoje à terra..."?

3 comentários:

  1. Olá Diogo, concordo com o seu texto... já o Papa, não me inspira nada, o anterior sim era um santo, já este, faz-me lembrar tudo menos um santo... não sei porquê, posso mesmo dizer que a sua cara me assusta... e daqui fala uma criança filha de católicos, mas que não se considera uma católica, mas cristã.

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. O erro é tentar ver isto à luz de um problema de saúde. O Papa não tem que lidar com questões de saúde pública mas com a condução do seu rebanho espiritual. E quem não gosta, tem todo o direito, e põe na borda do prato.

    Quando Mbeki disse que a SIDA se transmitia pela pobreza e não por uma questão viral, caiu o carmo e a trindade. Mas também aqui estávamos perante uma afirmação predominantemente política: sem acabar com a pobreza a SIDA é imparável.

    ResponderEliminar
  3. Pobresa mas não só Manuel. Sobretudo comportamentos.

    ResponderEliminar