segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Exercício de memória (de interesse e gozo pessoal, não percam tempo a ler) - 3.ª Parte

Dez dias num navio de carga e vinte dias de comboio - Verão de 1988. As emoções foram tantas que é difícil descrevê-las em poucas linhas. Partimos de Aveiro, no Natacha, eu e um amigo, o Ricardo, com destino ao porto italiano de Trieste. Depois de uma viagem longa pelo Mediterrâneo e Adriático, em que apanhámos mar suficientemente mau para assustar, aprendemos técnicas de navegação diurna e nocturna com o comandante, vimos o nascer e o pôr do sol como dificilmente veremos outra vez, enfim, em que vivemos momentos que só os verdadeiros marinheiros podem testemunhar, chegámos a Trieste. Desembarque (após uma difícil atracagem). Conhecer Trieste. Depois, saindo da rota inicialmente pensada, mas para aproveitar a proximidade com a fronteira da, então, Jugoslávia (ainda de Tito), resolvemos ir fazer um pequeno passeio de comboio de "reconhecimento" a Rijeka (pequena cidade costeira, no Adriático. Hoje Rijeka faz parte da Croácia, e para lá chegar, indo de Itália, é necessário atravessar primeiro a Eslovénia). Regresso a Itália. Seguimos para Veneza (deslumbrante). Deixámos Itália e rumámos a Viena de Áustria (imponente pelo civismo, imponente pela cultura que se sentia no ar). Depois, nova incursão a territórios comunistas (afinal, criticar sim, mas não sem conhecer...). Desta vez, Hungria. Surge um problema: na última estação antes do comboio entrar em território húngaro, o comboio é inspecionado e revistado por soldados austríacos e húngaros. Não tinhamos visto (pensávamos poder pedi-lo depois de chegar!). Os soldados obrigam-nos a sair do comboio dizendo-nos que caminhassemos até à fronteira. Aí, ainda no lado austríaco, poderíamos pedir o visto de entrada na Hungria. Assim fizemos. Recordo-me, esfomeados... apenas com um pacote familiar de Kellogg's. Obtidos (comprados) os vistos, entrámos a pé na fronteira húngara fortemente guardada por soldados bem armados de kalachnicov (só voltei a ver estas armas em tamanha quantidade, anos mais tarde em... Angola), e bem identificados (estrelas vermelhas por todo o lado). Fomos revistados. O ilícito que seguia dentro dos Kellogg's não foi detectado, uf! Vimo-nos, de mochilas às costas e a pé na... Hungria. Como seguir até Budapeste? À boleia, claro (já nessa altura havia uma grande quantidade de turistas a visitar os países de leste, sobretudo italianos e alemães). Boleia que nos foi dada por uma casal de italianos gay! Foi o que se pôde arranjar! Adormecemos no carro tal era o cansaço (que tenha dado por isso, não se passou nada). Levaram-nos até Budapeste. Ficámos de nos voltar a encontrar... Nunca aconteceu, claro. Budapeste? Maravilhosa, tanto Buda, como Peste. Em tempos (?) referida como a Paris do leste. Caminho inverso de comboio, agora sem saídas pelo meio. Novamente até Viena. Daí para Salzburgo (incrivelmente bonita esta cidade nas montanhas onde nasceu Mozart). Seguimos para o norte da Alemanha, Hamburgo. Dizem que as mulheres não se tratam como objectos, mas aquelas montras de St. Pauli, indiciavam o contrário. Em Hamburgo soubemos do incêndio no Chiado. Depois, Amsterdão, cidade de todas as liberdades. Linda também. Última paragem: Paris, a cidade luz. Das que conheci até hoje, em termos de beleza arquitectónica, Paris é... incomparável. Finalmente, Lisboa, e o regresso a casa após um mês de aventura.

3 comentários:

  1. Eu não perdi tempo, ganhei com um belíssimo escrito.

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  2. Ia fazer-lhe essa pergunta- aliás faço: perder tempo???

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  3. P.S. Li as duas outras partes- que me tinham escapado- e afianço-lhe Diogo, que perder tempo é que não perdi. Gosto deste tipo de exercício memorialista...

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