sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Exercício de memória (de interesse e gozo pessoal, não percam tempo a ler) - 1.ª Parte

Sendo certo que um bom livro, um bom filme, uma boa exposição ou uma boa música, nos podem levar a sítios onde físicamente nunca estivemos, ou aonde é mesmo impossível chegar, é certo também que viajar um pouco (tanto quanto possível), ir a outros lugares, conviver com outras culturas, nos permite alargar horizontes (no sentido amplo da palavra). Lembrei-me de fazer este exercício de memória antes que esta máquina que é o nosso cérebro, começando a ficar mais enferrujada, possa negar-se a fazê-lo com precisão. Temos sempre as fotos então tiradas, mas a confusão e desorganização em que se encontram não facilitariam a tarefa. Recordar os lugares onde já estive para além do querido Portugal, eis o objectivo. Portugal, que conheço relativamente bem. Com excepção de Trás-os-Montes aonde nunca tive o prazer de ir (imperdoável). Muito bem conheço, Lisboa, o Algarve e o Alentejo (em especial a sua costa). Menos bem, o Centro, o Norte e as Ilhas (dos Açores, apenas conheço a ilha de São Miguel). Então, excluindo Portugal, que viagens já fiz, onde já estive? Isto, claro, para além das idas a Ayamonte comprar "caramelos" ou encher o "depósito".
Cabo Verde (Província ultramarina) - entre 1970 e 1974
Aí vivi 4 anos (entre os meus 4 e 8 anos), na ilha de São Vicente (cidade do Mindêlo, a Capital). Lembro-me de um passeio à ilha de Santo Antão (a mais próxima da ilha de São Vicente e das mais verdes do arquipélago). Remontam a Cabo Verde as minhas primeiras memórias enquanto ser humano (a primeira ida à escola...).
Viagem a Londres de carro em 1973 (num intervalo para férias em que viémos a Portugal durante a estadia em Cabo Verde). Lembro-me, sem muitos detalhes, dessa viagem em que fui com os meus pais e irmãos a Londres, de carro. Passando, como é evidente, por Espanha e França, em estradas que, sendo mais lentas do que as que hoje existem, permitiam, no entanto, mais facilmente parar à beira da estrada para um bom piquenique e para de seguida correr pelo campo aos pontapés a uma bola de futebol.
Brasil - entre 1975 e 1980
A aventura Brasil começou da melhor maneira. Não sabendo se íamos de vez ou para voltar, fizémos a viagem de ida num magnífico navio de cruzeiros, o Eugénio C. A viagem durou toda uma semana. No Brasil vivi 5 maravilhosos anos na cidade do Rio de Janeiro. Em Copacabana, numa "cobertura" modesta, a 100 mts. da praia. Lembro-me de passeios, com curtas estadias, a São Paulo, Angra dos Reis (ilha Bela), Búzios, Petrópolis, Terezópolis, Foz do Iguaçu (lugar com umas magníficas cataratas, junto à fronteira com o Paraguai), e São Salvador da Bahia, esta última, muito característica cidade, já no caminho de regresso a Portugal. Voltei anos mais tarde ao Brasil (Rio, Petrópolis e Búzios), com a Xana, minha mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário