sábado, 14 de fevereiro de 2009

Exercício de memória (de interesse e gozo pessoal, não percam tempo a ler) - 2.ª Parte

Viagem a Barcelona de carro em 1980, com os meus pais e o meu irmão Frederico (o Pedro ficou em Lisboa), para ir buscar as coisas (móveis, etc...) que vinham num navio mercante, o Celestino, do Brasil. Também eramos para vir nesse navio, aliás, chegámos a embarcar e a fazer parte do percurso, mas devido a uma avaria o navio teve que atracar na cidade da Bahia. Como a reparação iria demorar mais tempo do que o que os meus pais achavam razoável esperar, passámos alguns dias a conhecer a Bahia, e depois regressámos então a Portugal de avião. Sobre a ida a Barcelona lembro-me de, acabado de chegar do Brasil (em que por ser no hemisfério sul, o sol se põe relativamente cedo mesmo no "verão"), ter ficado espantado e mesmo maravilhado com o facto de o sol se pôr depois das dez da noite.
Viagem de Finalistas a Torremolinos em 1984. Alunos do Liceu D.ª Filipa de Lencastre. Fomos de camioneta. Muitos copos, muita excitação, uma alegria. A adolescência no seu explendor.
Viagem a Londres de carro em 1987. Fomos, eu, os meus pais e um amigo meu, o João, na Páscoa desse ano, visitar o meu irmão Frederico que estava em Londres a fazer uma pós-graduação no King's College. Entre outras peripécias recordo-me particularmente de uma. Eu e o João saíamos muito "à noite" e, numa dessas saídas, resolvemos ir a um bar de live sex no Soho District. O Soho estava em plena decadência devido às novas leis da Mrs. Thatcher que tinham proibido, ou pelo menos limitado, esse tipo de "espectáculo" em Londres. Continuavam a existir os mesmos bares sendo que agora o seu negócio era mais o de aldrabar turistas totós, apresentando-lhes apenas uma (má) simulação do referido live sex. Depois do espectáculo, que para nós foi uma grande frustração, apresentaram-nos uma conta totalmente exurbitante pelo que supostamente (e que não era verdade) teriamos bebido. Claro que não tinhamos dinheiro suficiente para pagar. Depois de uma animada conversa (um pouco para o quente), saímos com a condição de lá voltar para regularizar a dívida, sob pena de nos podermos vir a "arrepender" seriamente caso não o fizessemos. Nunca lá voltámos. E durante o resto da estadia em Londres, apesar de nos termos continuado a divertir bastante, temi pela nossa integridade física pensando que aqueles "amigos" poderiam aparecer numa qualquer esquina!

Sem comentários:

Enviar um comentário