quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Como Salazar tratava o seu pior inimigo comunista! E se fosse ao contrário?

"...o dirigente comunista é preso em Portugal, a 20 de Julho de 1937. E então acusado de distribuir propaganda na rua. Encarcerado no Aljube, será transferido passados dois meses para Peniche. Julgado em Tribunal Especial, Cunhal é libertado cerca de um ano depois e obrigado a fazer o serviço militar na Companhia Disciplinar de Penamacor. Após uma greve de fome, acaba por ser dispensado por uma Junta Médica, em Dezembro de 1939... Em Maio de 1940, Cunhal volta a passar pela prisão durante três meses. É levado da cadeia à Faculdade para fazer o exame final de Direito. O júri é constituído por Paulo Cunha e Cavaleiro Ferreira, mais tarde ministros de Salazar, e por Marcelo Caetano, o delfim do ditador. O líder comunista formou-se com distinção, defendendo a sua tese sobre A Realidade Social do Aborto... em 1949, ano em que Cunhal é de novo preso, agora no Luso, com Militão Ribeiro e Sofia Ferreira. O secretário-geral do PCP ficaria sob clausura 11 anos. Tempo para esboçar os célebres desenhos do cárcere, que revelam um traço decidido e sensível. Terá tido tempo, também, para uma incursão na literatura, havendo quem garanta que o romance Até Amanhã Camaradas, assinado sob o pseudónimo de Manuel Tiago, é da sua autoria. A fuga de Peniche, em 1960,... Pouco tempo depois estava em Moscovo,... Em Março de 1961 fora eleito secretário-geral do PCP."

3 comentários:

  1. Caro Diogo, sendo ao contrário, provavelmente aconteceria como passo a explanar : Reformam-se os PIDES e paga-se-lhes as pensões, como acontece com o ex-inspector Sachetti que, no auge dos seus cento e tal anos continua a receber a reformazinha que todos lhe pagamos pelos serviços prestados à função pública. Não me diga que acha desumano...

    ResponderEliminar
  2. Do texto todo, só a assinalar, grandes Professores, grandes Senhores: Paulo Cunha, Cavaleiro Ferreira e Marcelo Caetano!

    ps: salvo erro, no 25 de Abril, tiraram o Sr. Professor Cavaleiro Ferreira do palanque numa aula e fizeram o Senhor sentar-se nos degraus na aula, como se de uma criança se tratasse... Palhaços, Vergonhosos!
    beijinho

    ResponderEliminar